26 de abril de 2011

Transformar Uma Casa Num Templo


O Desafio de Construir Um Espaço Sagrado  
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
O teosofista indiano B. P. Wadia escreveu em um dos seus livros que, segundo os Vedas, o lar de um indivíduo é o seu maior Ashram [1].  
 
Assim como todos os rios e cursos d’água fluem para descansar no Oceano -  diz a escritura -  assim também todos os Ashrams fluem para descansar na família (VI, 89-90). “Construir um Lar como deve ser construído”, escreve o sr. B.P. Wadia, “é trazer para a terra o Reino dos Deuses”.[2]
 
Não há apenas uma alquimia do indivíduo. Existe também uma alquimia dos relacionamentos mais profundos do ser humano. A casa de cada um é o centro magnético mais forte da sua vida. O  indivíduo deve tomar medidas práticas para que o local em que mora seja, de fato, um templo.
 
As emoções pessoais precisam estar em paz e em ordem para que o foco da consciência se estabeleça nos planos superiores da mente. As equações pessoais devem ser simplificadas. O magnetismo de cada ser humano fica impresso e registrado nas paredes e objetos da casa que ele habita: se sua vontade for correta e elevada, será maior a componente sagrada da casa. 
 
A qualidade magnética da moradia dependerá também de alguns fatores ecológicos e do contato mais ou menos favorável da casa com o meio ambiente natural, inclusive em planos sutis. Não tem importância se um bem imóvel é pobre ou rico, mas  deve haver simplicidade nele.  A atmosfera da moradia reflete o estado de espírito do morador. O índice de autoconhecimento e o grau  de contato de cada habitante com o seu próprio eu superior são dois fatores decisivos, que a teosofia original ensina como podem ser ampliados.
 
A matriz básica do carma e das emoções da humanidade está impressa no casal. Deste relacionamento surgem as crianças. Ele determina o rumo das civilizações. É possível perceber o presente e o futuro de uma  civilização observando o estado psicológico das famílias. O casal humano forma o “vínculo fundamental” de qualquer sociedade. Portanto, a sua qualidade deve ser tão alta quanto possível.  Uma boa moradia pode ser construída - nos planos sutis - como um templo. A sua atmosfera refletirá o estado do santuário que há no coração dos seus moradores. Os  membros de um casal são as duas principais colunas - yin e yang - do templo da moradia.
 
Ao longo do caminho espiritual,  deve haver uma transformação purificadora das relações íntimas, de modo que um tipo mais profundo e impessoal de amor possa, à medida que o tempo passa, ganhar força crescente na combinação de fatores que forma o vínculo emocional.  Deste modo ninguém envelhecerá em vão.
 
Em “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, pode-se ler palavras interessantes de um Mestre sobre o tema das relações afetivas.  É preciso levar em conta que o termo “Ain-Soph”, mencionado pelo sábio,  é o equivalente ocidental de “Parabrahman”. A expressão significa o puro Espaço Universal e Abstrato. Qualquer personificação de Ain-Soph, portanto, só pode ser encarada como uma imagem meramente simbólica. Ele nada tem a ver com a ideia de algum deus monoteísta.
 
Diz o Mestre:
 
“Saiba, Irmão meu, que onde um amor verdadeiramente espiritual busque consolidar-se através de uma união pura e permanente de duas pessoas,  no sentido terreno, não há pecado nem crime aos olhos do grande Ain-Soph, pois esta é somente a repetição divina dos Princípios Masculino e Feminino - o reflexo microcósmico da primeira condição da Criação. Diante de uma tal união os anjos bem poderão sorrir! Mas uniões como estas são raras, Irmão meu, e podem ser criadas apenas sob a sábia e amorosa supervisão da Loja, de modo que os filhos e filhas do barro não possam ser totalmente degenerados e que o Amor Divino dos Habitantes das Esferas Superiores (Anjos) para com as filhas de Adão seja repetido. Mas mesmo eles devem sofrer antes de serem recompensados.  O Atma de um homem pode permanecer puro e altamente espiritual enquanto está unido com seu próprio corpo material; por que não poderiam duas almas, em dois corpos, permanecer puras e incontaminadas apesar da passageira união terrena dos últimos?” [3]
 
Em outra carta, também abordando o tema do casal, o mesmo sábio escreveu:
 
“..... A pureza do amor terreno purifica e prepara para a realização do Amor Divino. Imaginação humana alguma pode conceber os ideais da divindade a não ser através daquilo que lhe é familiar. Aquele que se prepara para compreender o Infinito deve compreender antes o finito.  O Ideal do Espiritual pode penetrar somente através da imaginação, que é o caminho condutor e o primeiro portal para as concepções e impressões do Atma terreno.” [4]
 
Portanto, a casa em que vivemos é no mínimo um templo em potencial, a ser melhor construído à medida que nossa consciência se amplia. A vida familiar pode refletir a energia que flui do santuário interno na consciência de cada um. Deste modo se faz uma ponte eficaz entre o céu e a terra, e a fonte da felicidade começa a ser reconhecida de modo mais nítido.   
 
 
NOTAS:
 
[1] Ashram - comunidade mística, local de retiro de seres dedicados à busca da verdade.
 
[2] “The Building of the Home”,  de B. P. Wadia, Theosophy Company (India), Mumbai, 2005, 56 pp., ver p. 03.  O sr. B.P. Wadia (1881-1958) é um dos maiores autores e pensadores da Loja Unida de Teosofistas e do movimento teosófico como um todo.   
 
[3] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, editadas por C. Jinarajadasa, Ed. Teosófica, Brasília, 1996, 296 pp., ver Carta 19 da segunda série, p. 190.
 
[4] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, obra citada, ver Carta 18 da segunda série, p. 189.
 
 
0000000000
 
O texto acima foi publicado inicialmente em inglês em www.esoteric-philosophy.com , www.theosophyonline.com  e  www.filosofiaesoterica.com . Título original: “Turning a House Into a Temple”.
 
00000000000000
 
 
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br  e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

18 de abril de 2011

LIS-FATIMA
 
Centro intraterreno que tem papel significativo na purificação e na preparação da Terra para o ciclo vindouro. A energia de Lis estende-se sobretu­do por um circulo que abrange a Europa Ocidental e, de modo peculiar, a Península Ibérica. 0 centro intraterreno conhecido como Fátima (que projetou suas energias na localidade de Fátima, em Portugal) é prolongamento de Lis. A França também está entre as áreas magneticamente coligadas a Lis, e o trabalho manifestado em Lourdes é fruto da sua irradiação. Além disso, Lis mantém conexão direta com Espelhos situados na contraparte sutil do Oceano Pacífico, en­tre o Japão e a Oceania. Esses Espelhos recebem a vibra­ção de Lis e fazem-na ressoar em diversos tons que percorrem o Cone Sul, unindo-se à dos demais centros planetários ativos.
Impulsos enviados de Lis à superfície terrestre criaram campânulas energéticas que de­pois puderam servir de tela para projeções sutis, percebidas como aparições da Virgem, em especial as ocorridas em Fátima (Portugal) e em Lour­des (França). Avivando a devoção de muitos, procuraram despertar em seu interior vínculos com arquétipos universais. Embora a imagem da Virgem possa ser projetada em certas circunstân­cias também pelas naves, provém do centro intraterreno Lis a estimulação que inclui aparições em Medjugorje, na ex-!ugoslávia. A figura da Virgem, símbolo potente, é utilizada para conec­tar a consciência humana com a pureza essencial da matéria. 0 que foi vivido pelo homem de superfície e está registrado atavicamente em seu código genético, necessita ser removido para sua consciência interior expandir-se. Situação análoga existe em relação ao reino animal.
Sem mutação profunda, que equilibre o seu passado, não lhe será possível pros­seguir a existência segundo as leis a serem instaladas na Terra após a purifição global. As espécies desse reino que não puderem dar este passo evolutivo serão transmigradas para plane­tas cármicos mais primitivos. As espécies originadas das ações do homem (seja da promiscuidade do período da Lemúria, seja das manipulações genéticas no período da Atlântida, que se projetaram nos tempos atuais) serão canceladas e deixarão de existir como tais, pois são uma via sem saída. Nos animais resgatáveis serão implantados novos códigos genéticos provenientes de mundos sem agressividade, nos quais a substância mental é mais moldável que a terrestre atual. Essa operação tem em Lis a sua base. E nesse centro intra­rreno que o potencial dessa mutação é dinamizado, transformado e irradiado na proporção e na vibração adequadas para cada representante do reino animal. É em Liz que os regentes dévicos - plasmadores do padrão ideal das espécies animais e intermediadores desse processo interplanetário — se polarizam para esse trabalho.
A evolução das Raças humanas na Terra também se apóia em Lis, e nesse Centro estão guardadas chaves para o aprimoramento delas. A energia crística espiritual, unida ao trabalho da hierarquia angélica, aproxima a espécie humana das vibrações do seu arquétipo. Lis recolhe a essência de um corpo que pôde acercar-se dessa perfeição arquetípica. 0 resgate dessas essências corpóreas, além de contar com a ajuda direta dos Jardineiros do Espaço, é assistido por Hierarquias extraplanetárias, sobretudo solares e saturninas.
As civilizações intraterrenas sempre foram misteriosas para o homem da superfície da Terra. São mundos paralelos ao plano físico, mas que podem exprimir-se nele; podem também ter prolongamentos em diferentes pontos do sistema solar e alhures, dependendo da potência sua irradiação. Em determinados ciclos há centros com tarefa mais externa que outros. Tal é o caso de Lis: por Fátima e por Lourdes chegou diretamente a grande número de indivíduos. Devido ao jogo de forças adversas ainda existente e a imaturidade da maioria dos seres resgatáveis, essa aproximação tem de ser velada. Pelas características e pela qualidade da sua energia, Fátima e Lourdes tem uma tarefa, interna e externa, de âmbito mundial. Consiste no preparo para o iminente resgate global não só dos que partirão para outros pontos do cosmos,como também dos que devem prosseguir neste planeta após o holocausto e a reordenação da superfície terrestre.
Lis é a escalada do homem desde que desperta para o caminho de realizacão interna até sua consagracão como ser divino. Degraus e patamares vão sendo galgados por ele à medida que sua consciência penetra o mundo interior; sincronicamente, a cada etapa ele vai contatando novo aspecto da energia de Lis. Mergulhando mais e mais no seu próprio núcleo, irá encontrando as camadas mais sutis e ígneas da vida planetária. A evolução humana no circulo terrestre é focalizada e estimulada por Lis. Lis é um centro novo, considerando-se a ativação de núcleos energéticos do planeta sob uma perspectiva temporal, e sua qualidade de “aprendiz” torna-o mais acessível à humanidade. Sua energia chega aos homens permeada de humildade natural e os atrai por sua singeleza. Enquanto a consciência faz o caminho terrestre, Lis é seu condutor. Quando Ihe é dado trilhar rumos solares, Lis a guia a Mirna Jad e, se ela amplia seus contatos a níveis mais profundos, Miz Tli TIan a acolhe (vide MIRNA JAD e MIZ TLI TLAN). Lis é dotado de qualidade feminina, cândida. Foi-lhe confiada a tarefa de perpetuaro estado original do ser humano, estado imaculado, também denominado adâmico. Por isso sabe-se que na essência de Lis vive o homem andrógino, que transcendeu a dualidade, extinguiu da sua existência as raízes do conflito e da dicotomia e se libertou dos apegos que turvam a visão do caminho. Hostes celestiais e angélicas tem esse centro como ponto de sustentação, e dele recolhem os padrões para a criação dos moldes sutis a serem implantados na humanidade. Essa construção do Novo Homem conta com a ação conjunta de Aurora, Lis e Mirna Jad que além de propiciarem o contato com Escolas Internas, fornecem aprendizado sobre as ainda desconhecidas comunicações extraplanetárias.
Como centro intraterreno, Lis expressa-se de diferentes modos, em ciclos e em níveis distintos e com potenciais diversos. A essas expressões dá-se o nome de faces de Lis. Os seres humanos em geral ainda não perceberam a importância da irradiação interna desse centro, por terem-se limitado à instituição católica instalada na cidade de Fátima que, pela exploração material e comercial, tende a desvitalizar-se. Independentemente disso, nos níveis sutis encontra-se a essência da vida divina destinada à humanidade da superfície terrestre. Lis desperta a consciência humana para estados superiores. Possibilita maior proximidade entre os reinos humano e dévico, antecipando a iminente fase planetária em que terão relacionamento mais consciente e desimpedido. Seu caráter é receptivo, capaz de moldar a vida segundo a luz. Por isso a maioria associa a esse centro uma figura feminina.
Referência para leitura: 0 RESSURGIMENTO DE FÁTIMA (Lis), SEGREDOS DESVELADOS (Iberah e Anu Tea) e 0 NASCIMENTO DA HUMANIDADE FUTURA, do mesmo autor, Editora Pensamento.
Glossário Esotérico- Trigueirinho- Ed. Pensamento
Lis-Fátima
Em Lis-Fátima encontra-se a essência da vida divina destinada à humanidade de superfície. É o núcleo que guarda a pureza original do homem.