11 de abril de 2013

Meu ponto de vista sobre os 50 Tons...



Há algum tempo atrás prometi à minha amiga  Dinilce Fernandes  ler e comentar, sobre o “grande sucesso” Os 50 Tons...
Ela expôs uma opinião que não foi aceita por alguns; resolvi conferir.
Confesso, não foi nada fácil concluir a leitura de 3 volumes de mesma coisa; em ½ volume a autora poderia ter se colocado.
Não vou falar (escrever) sobre a qualidade literária da obra, inúmeros críticos já se posicionaram a respeito com melhor conhecimento que eu.
Sou adepta da liberdade de expressão, seja de qualidade ou não, independente de seu conteúdo.
Mas a minha reflexão será sobre o leitor dos 50 Tons, basicamente mulheres, de todas as faixas etárias.
Fiquei assustada!!!!
Sério, para não dizer em pânico.
Muitos podem pensar, por conta de minha idade – 60 anos – que meu foco seria o erotismo ou a prática sexual sado-masoquista. Não mesmo. Não sou puritana e também considero que todos devem ser livres quanto a suas escolhas sexuais, até para se tornarem vouyers.
O que me preocupa é o MODELO DE RELAÇÃO proposto pela autora que levou tantas mulheres a suspirarem por Christian Grey.
Depois de tantos anos de lutas, de batalhas, não sem sofrimento, para termos – nós mulheres – o direito de escolha, o direito à liberdade de expressão, o direito à nossa individualidade e identidade para podermos imprimir nossa marca no mundo, o que a mulher contemporânea quer?????
É aterrador!!!!!
Querem o Príncipe Encantado?
Querem o homem rico e poderoso?
Querem o homem que vai decidir por elas?
Querem o homem que as vai subjugar na vida, enquanto seres humanos que deveriam ser independentes e livres???
Esta é a questão!!!!
O que está acontecendo com a mulher do século 21?
Quem é esta mulher que destrói mais de 200 anos de luta?
A maioria se fixa no “suposto” romantismo, no “suposto” amor, na intensidade da sexualidade.
O problema, efetivamente, é o retorno da dominação, e o pior, suspirada e ansiada pela própria mulher.
Esta é a minha preocupação: por onde andam os valores femininos?
REFLITAM!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário