23 de maio de 2011

ANSIEDADE E AROMATERAPIA

        Ansiedade, um dos males do século, parece ter entrado no nosso cotidiano para ficar. Impossível viver nos dias de hoje sem conviver com a danada. O modo de vida contemporâneo que privilegia o status, marcando o indivíduo em função de seu desempenho, material ou intelectual, provoca um estresse constante, alimentado pelo querer ter e precisar manter, distanciando-nos cada vez mais da simplicidade onde reside a paz de espírito que se opõe dramaticamente ao estresse gerado pelo foco no desempenho.
 
 A ansiedade que é filha legítima da incerteza e insegurança próprias de nosso tempo, e que é uma das principais manifestações do estresse, mina nossas energias físicas, mentais e espirituais. É preciso tomar providências pra minimizar seu impacto. Pequenas mudanças em nossos hábitos podem fazer muita diferença, desde que o estresse ainda não tenha se cristalizado em problemas mais sérios de saúde que exijam cuidados médicos adequados.
 Os chás são uma opção, assim como a meditação e o yoga. Mas há também os óleos essenciais. A aromaterapia é uma ferramenta poderosa que nos proporciona alívio quase que imediato, tanto para problemas emocionais quanto físicos.
 O óleo de Ylang-Ylang se destaca no tratamento da ansiedade. De imediato ele regulariza o ritmo respiratório, que nas pessoas ansiosas é acelerado e faz aumentar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Assim, o Ylang-Ylang, regularizando a respiração, diminui os batimentos e baixa a pressão, aliviando de imediato o desconforto.
Ele é, conforme Tisserand em seu livro A Arte da Aromaterapia de 1993, eufórico, sedativo e hipotensor, suavizando e inibindo a raiva provocada pela frustração. E de quebra é antidepressivo e afrodisíaco. 
Para usar é fácil, existem vários aromatizadores que dispersam o Óleo essencial no ambiente, podendo também ser usado em colares, ou aromatizadores pessoais próprios para esse uso ou em banhos e massagens. O único cuidado é em não usa-lo, assim como todos os óleos essenciais, diretamente sobre a pele, pois eles podem causar queimaduras. Devem sempre ser diluídos em um óleo vegetal (jamais mineral) e é muito importante estar atento à qualidade do óleo. Que seja puro e produzido ou distribuído por um fornecedor de confiança. 
No mais, muito chá de camomila e bom humor, pra seguir adiante nesta jornada maravilhosa que é a vida na terra.
Despeço-me então e espero em breve voltar a falar um pouco sobre aromaterapia neste espaço gentilmente cedido por Eleonora Fonseca.
Um grande abraço,
Cristina Belo


Ana Cristina Belo França, com formação em Ciências Sociais pela UFPE, teve diversos trabalhos publicados na área de Sociologia Rural, em pesquisas em Globalização e Agricultura .  Hoje, residindo em Gravatá, Pernambuco, estuda diversas técnicas de medicina alternativa, sendo autodidata com apoio de profissionais de algumas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário